6 Sinais que mostram que vives mais no teu Eu infantil do que no teu Eu adulto

1. Vives na exigência

Viver na exigência é aquela pessoa que vive exigindo dos outros,  algo que ela não consegue assumir que ela própria já tem ou que ela própria se pode dar.

Então ela vira para os amigos, companheiro, pais com frases tais como:Porque que não me ligas? Porque que não me dás atenção?Porque que não ages da forma que “eu quero e preciso”  etc etc

Existe aqui uma necessidade profunda de ser vista, ela ainda esta emocionalmente na cobrança do que não recebeu na infância  .

2. Não queres olhar para a realidade tal como ela é

 (vives da idealização ou fantasias)

Geralmente este comportamento vêm de uma defesa que esta criança criou para não lidar com as suas dores em criança, ela criou realidades paralelas para se proteger. Então hoje perante uma situação de dor, ela também se conecta com idealizações e fantasias para se proteger para não ter que lidar com a realidade.

3. Sentes com frequência sentimentos como:

Abandono

Rejeição

Medo

Culpa

4. Reages com facilidade aos comportamentos dos outros

A criança ela é reactiva, porque ela não tem ainda maturidade para lidar com o que ela sente. Ela é influenciada pelo adulto que cuida dela. Um adulto ele tem capacidade de olhar para a realidade, para o que está acontecer, para o que ele sente e agir. Logo, ele  não coloca nos outros a responsabilidade pelas suas emoções.

5.Vives na insatisfação constante

Nada, nem ninguém é bom o suficiente para esta pessoa. Ela ainda procura a perfeição, mas essa perfeição pode ser uma cobrança interna dos pais, ou um idealização interna dos pais. 

Então, ela projecta nos outros as suas necessidades ou projeções.

As crianças são umas internas insatisfeitas, faz parte da natureza delas de exploradoras da vida, quererem sempre algo mais.

Já o adulto, ele assume outra postura, ela olha para a realidade, por isso, ele toma a realidade como é e sabe que nem sempre tudo lhe vai satisfazer. Ele sabe que temos que pagar um preço pelas coisas e muitas vezes esse preço é algo que não o vai satisfazer totalmente. 

6. Sempre te vês como vitima das experiências, dos outros, da vida.

Quem está na criança têm muita tendência em se colocar no lugar de vitima. 

Esse lugar é um lugar de que o mundo esta contra mim e eu não tenho responsabilidade sobre as minhas escolhas. 

Um adulto sabe que ele é responsável pelas suas escolhas, atitudes e etc. Ele sabe que cabe a ele de forma centrada, tomar consciência do que a realidade lhe pede e tomar as ações necessárias

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *